HILARIE M. SHEETS
DO "NEW YORK TIMES"
O ateliê de pintura de David Lynch, numa cobertura em Hollywood
Hills, tem subprodutos de seu trabalho espalhados por toda parte.
Pinturas com figuras toscas, de aparência infantil, fazendo coisas
ameaçadoras estão apoiadas contra as paredes, desenhos inacabados se
espalham sobre a mesa enorme e bitucas de cigarros cobrem o chão.
Enquanto seu trabalho como diretor de cinema —"Eraserhead" (1977),
"Veludo Azul" (1986), "Cidade dos Sonhos" (2001)— e seu seriado de TV
"Twin Peaks" (1990-91) permearam a consciência pública, a arte visual de
Lynch é quase desconhecida.
Mas foi com a pintura que ele começou, na Pennsylvania Academy of the
Fine Arts, em Filadélfia, em 1966 e 1967, e é com a pintura que ele
continua a trabalhar mais ativamente. Sua primeira retrospectiva em um
museu dos Estados Unidos, "David Lynch: The Unified Field" [David Lynch:
o campo unificado], será aberta na Pennsylvania Academy em 13 de
setembro.
"Adorei o tempo em que estudei na academia", disse Lynch, sentado à sua
mesa de trabalho, tomando café e fumando. "O prédio era quase negro.
Filadélfia inteira era coberta por um tipo de pátina de pó de carvão e
um clima que era espetacular. Havia violência, medo, corrupção,
insanidade, desespero, tristeza, tudo isso na atmosfera daquela cidade.
Eu adorava as pessoas de lá. Todas essas coisas, do jeito que fosse,
tudo isso foi minha maior influência."
A retrospectiva reúne pinturas e desenhos de cinco décadas.
"Acho que o mundo artístico olhava David com desconfiança, apesar de ele
ter estudado artes plásticas", disse Brett Littman, diretor executivo
do Drawing Center, em Nova York.
Lynch, que tem 68 anos, disse que sempre teve medo de ser visto como
"pintor celebridade" e nunca procurou expor seus trabalhos ao público.
Nascido em Missoula, Montana, Lynch pintava quando era criança, mudando
de cidade conforme as exigências do trabalho de seu pai, pesquisador do
Departamento de Agricultura. Em Alexandria, Virgínia, aos 14 anos,
conheceu um amigo de seu pai, artista plástico profissional que virou
seu mentor. "Quando descobri que adultos podiam fazer arte, passei a só
querer fazer isso", ele comentou.
Em 1967, contou, ele recorda ter visto plantas começarem a se mexer em
sua pintura. Ele e Bruce Samuelson, outro estudante, trocaram ideias
para animações, e Lynch comprou a câmera mais barata que conseguiu
encontrar.
Seu esforço para criar uma "pintura móvel" resultou em "Six Men Getting
Sick" [seis homens adoecendo], instalação multimídia pela qual dividiu o
primeiro prêmio do concurso de pintura experimental da escola naquela
primavera. Ele criou uma tela em grande escala de resina, da qual se
projetavam três impressões de sua própria cabeça. Sobre essa superfície
esculpida, projetou uma sequência repetida de um minuto, pintada à mão,
animando seis cabeças em várias etapas de mal-estar. Enquanto uma sirene
uiva e os rostos se distorcem, seus estômagos se enchem de fluido e
este irrompe de suas bocas.
"Era uma pintura, era uma animação, era uma escultura cinética", disse
Samuelson, que a viu exposta pela primeira vez. "Todo mundo
enlouqueceu."
A retrospectiva na Pennsylvania Academy também expõe seus experimentos
contínuos no cinema, combinando animação e ação ao vivo: "The Alphabet"
(1968) e "The Grandmother" (1970), em que um garoto sedento de amor faz
uma avó "coruja" nascer de uma cápsula. Graças ao filme, Lynch foi
aceito como membro do American Film Institutote, em Los Angeles, para
onde se mudou com sua família em 1970. Durante boa parte da década
seguinte ele se ocupou em criar "Eraserhead", seu primeiro
longa-metragem, que, segundo Lynch, "nasceu de Filadélfia".
"Como pintor, você faz tudo você mesmo, e eu pensei que o cinema fosse
assim", disse Lynch. "Mas você tem pessoas que o ajudam." E foi o que
aconteceu com "Eraserhead".
Agora o refinamento das pinturas deu lugar a um estilo ainda mais
intencionalmente ingênuo e bagunçado, sugerindo a perspectiva de uma
criança.
"Gosto de pensar muito perto de minha própria realidade", disse Lynch,
que tem uma filha de 2 anos com sua mulher, a atriz Emily Stofle. Ele
hesita em mostrar qualquer trabalho em curso. "Neste momento estou
perdido numa transição", explica. "O velho morreu, e ainda não sei o que
é o novo."
Fonte: Folha de São Paulo
terça-feira, 9 de setembro de 2014
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
David Lynch lança desafio do balde de gelo a Vladimir Putin
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi mais uma vez escolhido
para participar do desafio do balde de gelo, viral de Internet criado
para ajudar uma associação que cuida de pessoas que sofrem de esclerose
lateral amiotrófica.
Dessa vez, o nome do chefe de Estado foi citado em vídeo publicado pelo diretor de cinema norte-americano David Lynch, que, alterando as regras da iniciativa de forma um tanto excêntrica, verteu sobre si um total de dois baldes de água com gelo e café, enquanto tocava a canção “Over The Rainbow” no trompete.
Vladimir Putin já havia sido desafiado pelo ator Vin Diesel, mas se recusou a participar. Segundo o jornal The Independent, o porta-voz do presidente russo, Dmitri Peskov, declarou que ele não sabia sobre o desafio e que "tinha outros compromissos na agenda". De acordo com as regras da campanha, os desafiados têm 24 horas para jogar em si um balde de gelo e/ou doar US$ 100 em prol de pesquisas sobre a doença esclerose lateral amiotrófica.
Fonte: Diário da Rússia
Dessa vez, o nome do chefe de Estado foi citado em vídeo publicado pelo diretor de cinema norte-americano David Lynch, que, alterando as regras da iniciativa de forma um tanto excêntrica, verteu sobre si um total de dois baldes de água com gelo e café, enquanto tocava a canção “Over The Rainbow” no trompete.
Vladimir Putin já havia sido desafiado pelo ator Vin Diesel, mas se recusou a participar. Segundo o jornal The Independent, o porta-voz do presidente russo, Dmitri Peskov, declarou que ele não sabia sobre o desafio e que "tinha outros compromissos na agenda". De acordo com as regras da campanha, os desafiados têm 24 horas para jogar em si um balde de gelo e/ou doar US$ 100 em prol de pesquisas sobre a doença esclerose lateral amiotrófica.
Fonte: Diário da Rússia
terça-feira, 6 de maio de 2014
Veja “The Big Dream”, clip de música de David Lynch dirigido por Moby
Numa inversão do que se espera, o cineasta David Lynch gravou uma
música que teve seu clipe filmado pelo músico Moby. O cantor e produtor
de música eletrônica também remixou “The Big Dream”, que faz parte do
álbum homônimo do cineasta David Lynch (“O Império dos Sonhos”),
transformando-a praticamente numa música nova.
A cantora Mindy Jones (da banda de Moby) é responsável pelo novo vocal da canção, e conseguiu carregar um tom sombrio na sua voz que combina bastante com a própria áurea mística do cineasta. Além disso, o vídeo apresenta um clima tipicamente “lynchiano”, com fotografia em preto e branco, luzes piscantes e personagens bizarros ao fundo.
Lançado em 2013, “The Big Dream” foi o segundo álbum musical de David Lynch, que enveredou pela nova carreira com o disco “Crazy Clown Time”, em 2011.
Fonte: Pipoca Moderna
A cantora Mindy Jones (da banda de Moby) é responsável pelo novo vocal da canção, e conseguiu carregar um tom sombrio na sua voz que combina bastante com a própria áurea mística do cineasta. Além disso, o vídeo apresenta um clima tipicamente “lynchiano”, com fotografia em preto e branco, luzes piscantes e personagens bizarros ao fundo.
Lançado em 2013, “The Big Dream” foi o segundo álbum musical de David Lynch, que enveredou pela nova carreira com o disco “Crazy Clown Time”, em 2011.
Fonte: Pipoca Moderna
Marcadores:
david lynch,
Moby,
música,
The Big Dream,
video
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
David Lynch filma cenas novas para Twin Peaks
O cineasta David Lynch (“Império dos Sonhos”) vai retornar ao universo da série “Twin Peaks”. De acordo com uma notificação de escalação de elenco, o diretor vai filmar cenas inéditas para um novo material promocional da atração que marcou os anos 1990.
Segundo o anúncio, a produção está em busca de atrizes jovens para o papel de uma garçonete, e que as filmagens durarão seis dias, com direção do próprio Lynch, marcando o retorno do cineasta ao universo da série encerrada em 1991.
Especula-se que se trata de um comercial para um lançamento da série em Blu-Ray, mas existe também a possibilidade desse mesmo material ser usado como extra nos discos.
A trama de “Twin Peaks” acompanhava o agente do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan, da série “Desperate Housewives”), que chega até a cidade de Twin Peaks para investigar o misterioso e brutal assassinato da jovem Laura Palmer (Sheryl Lee, de “Inverno da Alma”).
A série foi um enorme sucesso na sua 1ª temporada, exibida em 1990, mas depois disso Lynch passou a ser pressionado pelo estúdio para revelar quem era o assassino. Com a revelação, feita durante a 2ª temporada, a série perdeu audiência e acabou sendo encerrada abruptamente. O seriado ainda deu origem a um filme, intitulado “Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer” (1992), que visava desvendar alguns dos mistérios que cercavam a personagem-título.
Curiosamente, num dos episódios da série, o fantasma de Laura Palmer suspirava no ouvido de Cooper que eles se encontrarão de novo depois de 25 anos. Como a série se passava em 1989, a conta bate, e pode ser que esse seja o tal encontro mencionado.
O box em Blu-ray de “Twin Peaks” chega às lojas americanas em 26 de março.
Fonte: Pipoca Moderna
quarta-feira, 12 de junho de 2013
David Lynch lança música e clipe com a cantora Lykke Li
A música faz parte do segundo álbum de Lynch, “The Big Dream”, que será lançado em julho. O primeiro foi “Crazy Clown Time”, lançado em 2011. O álbum tem dois singles lançados, “Good Day Today” e “I Know”.
Fonte: Papel Pop
Marcadores:
david lynch,
música,
The Big Dream
sexta-feira, 12 de abril de 2013
David Lynch pode voltar para a TV
Após o fim de Twin Peaks, David Lynch fez apenas algumas participações em séries como ator em Louie e The Cleveland Show, além de ter escrito e produzido duas minisséries e se aventurado pelo mundo da música, mas permaneceu principalmente no cinema. No entanto, pode ser que isso mude de figura.
Em entrevista ao jornal Metro da França, Lynch disse tem interesse em voltar a fazer séries: "Estou pensando nisso. Estou pensando. A televisão permite que se conte uma história ao longo do tempo, algo que não dá pra fazer no cinema."
Lynch ainda comentou sobre a co-existência dos formatos, dizendo que "ambos sempre irão existir, é algo como pintar em [uma tela] quadrada ou retangular".
Ainda não há projetos de TV previstos para o futuro de Lynch.
Em entrevista ao jornal Metro da França, Lynch disse tem interesse em voltar a fazer séries: "Estou pensando nisso. Estou pensando. A televisão permite que se conte uma história ao longo do tempo, algo que não dá pra fazer no cinema."
Lynch ainda comentou sobre a co-existência dos formatos, dizendo que "ambos sempre irão existir, é algo como pintar em [uma tela] quadrada ou retangular".
Ainda não há projetos de TV previstos para o futuro de Lynch.
Fonte: Omelete
quarta-feira, 6 de março de 2013
David Lynch vai atuar no próximo filme de sua filha
Conhecido mais por ser talento como diretor do que como ator, David Lynch (Império dos Sonhos) vai atuar em A Fall From Grace, filme escrito e dirigido por sua filha Jennifer Lynch (Encaixotando Helena).
O thriller traz Tim Roth (O Incrível Hulk) como um detetive que investiga um serial killer que mata suas jovens vítimas em margens de rios. Lynch interpretará o pai de Roth.
Jeniffer Lynch declarou: “Eu não escrevi
pensando nele. Mas eu pensei em meu pai porque ele desperta tantos
elementos poderosos e frágeis em minha vida e porque este personagem é
forte, mas discriminado pela demência. Então, para mim, é perfeito”.
Vincent D'Onofrio (Fogo Contra Fogo) e Paz Vega (Espanglês) também estão no elenco. As filmagens começam neste semestre, mas o longa ainda não tem previsão de lançamento.
Fonte: Cinema em Cena
Marcadores:
A Fall From Grace,
david lynch,
Jennifer Lynch
Assinar:
Postagens (Atom)